quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O Quarto Mágico - Sarah Addison Allen [Opinião]

"A vida pode ser ainda mais doce do que o melhor dos sonhos"

Titulo:O Quarto Mágico
Autor: Sarah Addison Allen 
Tradução:Eugénia Antunes
Edição/Reimpressão: 2009
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789898228147
Número de páginas: 278
PVP: 15.50€

Sinopse:

Três mulheres inesquecíveis moram numa cidade onde tudo, ou quase tudo pode acontecer: Josey, a viciada em doces, esconde um segredo no roupeiro; Della Lee, a fugitiva, tem uma costela de Némesis e duas de fada madrinha; Chloe, a apaixonada pela leitura é perseguida por livros.

Josey Cirrini tem a certeza de apenas três coisas na vida: O Inverno é a sua estação preferida; está perdidamente apaixonada; e um doce sabe muito melhor quando degustado na privacidade do seu esconderijo secreto. Enfrentando uma vida triste, o seu único consolo é a sua pilha de doces e romances a que se entrega todas as noites... Até que descobre que no roupeiro se esconde nada mais nada menos que Della Lee Baker. 
Fugindo a uma vida de má sorte, Della Lee decide ajudar Josey a mudar de vida. E, em breve, a jovem renunciará às guloseimas e descobrirá que, mesmo sem elas, a vida pode ser doce.
Influenciada por Della Lee, Josey trava amizade com Chloe Finley, uma jovem que é perseguida por livros que surgem inexplicavelmente nos mais variados lugares e com uma resposta a quase tudo.
à medida que Josey se atreve a sair da casca, descobre um mundo onde a cor vermelha tem um poder surpreendente e o amor pode surgir em qualquer altura. E isso é só o inicio...

A minha opinião:

Confesso que a primeira vez que li este livro foi à cerca de 6 anos mas não me canso de o reler.
Este foi o segundo livro que li desta escritora, sendo das minhas escritoras predilectas.
A longo do livro temos a oportunidade de conhecer a historia de três mulheres, Josey, Della Lee e Chloe, que apesar de morarem na mesma cidade nunca se falaram, mas tudo muda quando Della Lee entra na vida de Josey inesperadamente.
Josey apesar da idade que tem ainda vive sobre a sombra da mãe, mas tudo muda quando misteriosamente Della Lee aparece no seu roupeiro secreto. Josey aprende a lidar com a presença de Della Lee e é a partir daí que a sua vida começa a mudar. O aparecimento desta mulher na sua vida foi benéfico e com a sua nova amizade, Chloe, ela descobre que a vida pode ser ainda mais doce que uma guloseima e o amor surge de maneiras inesperadas.
Sarah Addison Allen tem uma escrita mágica e apaixonante, sendo este livro uma deliciosa guloseima que não conseguimos parar de devorar. Neste livro cada um dos capítulos tem o nome de uma guloseima diferente (Twix, Mars, Algodão Doce, etc.), levando a despertar o interesse do leitor de uma forma diferente.
O que mais gostei no livro foi poder ver a evolução de Josey, o seu despertar para o verdadeiro sentido da vida e a sua descoberta da amizade e do amor. Sarah com a sua escrita leva o leitor a apaixonar se pela suas histórias e criar uma ligação com as personagens.
Confesso que ao longo do livro senti um pouco de inveja de Chloe que tinha a sorte de sempre que lhe surgia um problema lhe aparecerem os livros que necessitava para a ajudar, ao mesmo tempo também me identifiquei com ela pois também sou uma apaixonada por livros.
Della Lee apesar de ao inico não parecer uma personagem importante para a historia torna-se o elo mais importante entre os diversos acontecimentos pois foi graças aos seus conselhos, que a vida de Josey e Chloe se cruzou.
Adorei o final, sempre inesperado e maravilhoso, aconselho a leitura desta obra pois ao longo da historia encontramos um realismo mágico que nos prende.

Continuação de boas leituras :)